Way Beer lança cerveja com mel de abelha nativa

A cervejaria artesanal paranaense Way Beer, que acaba de completar sete anos, apresenta a cerveja Saison Mandaçaia. A bebida tem como destaque a utilização do mel da Mandaçaia, uma abelha nativa sem ferrão que produz mel mais claro e menos doce do que o das abelhas comuns. A cerveja é envasada em garrafas de vidro verde de 750 mililitros.

Abelha nativa e cerveja

“A ideia de criar uma Saison utilizando mel de abelha nativa surgiu quando conhecemos o vice-presidente da Associação dos Meliponicultores de Mandirituba (AMAMEL), Benedito Antônio Uczai, em um evento gastronômico. Benedito e sua esposa Salete Perin são referências no manejo de abelhas nativas no Brasil. O casal está na área de meliponicultura há nove anos, com uma produção caseira de qualidade que extrai os méis de onze espécies nativas diferentes, sempre respeitando e protegendo as espécies que correm risco de extinção”, diz Alessandro Oliveira, mestre cervejeiro da Way Beer.

mel-abelhas-nativas

mel-abelha-mandirituba-abramel

A Saison Mandaçaia

Feita com mel e leveduras Brettanomyces, a Saison Mandaçaia foi refermentada na garrafa por 6 meses, e o resultado é uma bebida que destaca as características únicas da meliponicultura, valorizando essa produção local que ainda é pouco conhecida em Curitiba.

saison-abelha-mandaçaia-cerveja

A Saison Mandaçaia foi lançada no Craft Beer Soul, dia 25 de novembro, junto com outros rótulos como a Tropical IPA, a Summer 2017/2018 e a Sapa #3. E, agora ela já pode ser encontrada na Fábrica e em lojas especializadas.

Artigos relacionados

Adicionar comentário